O que foi notícia em 2016 /// O que foi notícia em 2017, 2018 e 2019 /// O que foi notícia em 2020
O que foi notícia em 2021

Defendida mais uma Dissertação de Mestrado sobre Aldravias
Marcos Felipe da Silva defendeu na manhã do dia 18 de novembro de 2022, no CEFET-MG, a dissertação de Mestrado: Letramento Literário: o desenvolvimento de projetos de ensino por meio de aldravias, sendo aprovado com louvor e indicação de publicação pela banca examinadora que foi composta pelos professores doutores: Cláudia Mara de Souza, Vicente Aguimar Parreiras e J. B. Donadon-Leal. O orientador do trabalho foi o prof. Dr. Luiz Antônio Ribeiro. Na imagem do convite, abaixo, você poderá ter acesso ao texto completo em PDF, QR Code superior, ou ao áudio de leitura do texto completo, pelo QR Code inferior. Os poetas aldravistas parabenizam o pesquisador marcos Felipe e seu orientador pela produção de tão relevante trabalho acadêmico sobre aldravias..

 

 

11ª Semana da Arte Aldravista
dias 20, 21 e 22 de outubro de 2022


Donadon lança álbum de
Marchinhas de Carnaval


Clique na capa para ver, ler e ouvir

JB Donadon-Leal lança álbum de Marchinhas de carnaval

O álbum “Marchinhas de Carnaval – Instrumental” de JB Donadon-Leal é a oferta de uma oportunidade de experiência sensorial única – ouvir marchinhas e frevos em instrumental suave, mas no andamento de desfile de carnaval de rua, em 140bpm. Em suma, é pular carnaval em casa ou no trabalho como se estivesse no salão ou no desfile do bloco. A edição em vídeo oferece a legenda da letra, para quem quiser brincar de cantar (ou apenas imaginar a cantoria). Trompete e violão fazem solos que reproduzem as melodias, tal como foram compostas, propiciando que mesmo quem não tenha afinidade com karaokê possa conhecer as letras originais e cantá-las, pois o compositor é Semioticista e propõe a experiência sensorial de um cantar cognoscitivo, de saber como é sem nunca ter ouvido essas músicas na sua forma cantada. Por isso, não se surpreenda se, de repente, você se pegar cantando as músicas! Contrabaixo e repique, num casamento harmonioso, fazem uma cozinha animada para seu ambiente se transformar num salão de baile carnavalesco. Toda produção é artesanal. JB Donadon compõe ao violão, escreve a partitura de cada instrumento em seu computador, no programa Forte 11 Home, que executa a partitura escrita. Eis uma belíssima alternativa para um animadíssimo carnaval seguro: da esperançosa abertura de janeiro a Quarta-Feira de Cinzas, perto dos seus chegados, longe dos riscos das aglomerações!
Uma observação: vale a pena ouvir essas músicas em algum aparelho ou fones de ouvido que destaquem sons graves, para ouvir o contrabaixo, que é um show à parte!
Tudo ficou harmonioso nos vídeos com imagens-rabiscos de Andreia Donadon, que dançam numa atmosfera leve entre confetes criada pelo produtor visual Ailton Fernandes, dando dinâmica ao conjunto: melodias, letras e imagens.
Tenha um carnaval pra chamar de seu!
As doze músicas carnavalescas estão disponíveis no canal J. B. Donadon-Leal do YouTube. Entre lá, ouça, curta, comente:

  1. Vem, vê o poeta
  2. Pé na jaca
  3. Cadê o meu, papai?
  4. Trem de terno
  5. Beija-beija sem fim (frevo)
  6. Marcha do deputado
  7. Meu rei na avenida
  8. O brasileiro só levando, ó...
  9. A mala – amá-la (frevo
  10. Marcha do estudante
  11. É bi-Maria
  12. Tatuaste o nome dele

JB Donadon-Leal é poeta, professor e compositor, com guarânias, forrós e sambas gravados e disponíveis no YouTube; prepara um álbum de sambas que será lançado até o carnaval de 2022 e um livro musical, para maio de 2022, com letras de trinta de suas composições com QR-code que permite que você ouça as músicas em seu celular.

Andreia Donadon Leal e J B Donadon-Leal publicam ensaio
em revista acadêmica chilena

Ensaio dos professores e membros efetivos da Casa de Cultura e da ALDRAVA LETRAS E ARTES- ALACIB-MARIANA, Andreia Donadon e José Benedito Donadon Leal foi selecionado por corpo editorial como único representante brasileiro na edição "150 anos do Commune de Paris 1871 e centenário de nascimento de Paulo Freire", da Revista Acadêmica Chilena: Araucaria de Chile. A edição on line já foi lançada, e a impressa será lançada no Chile no 1° semestre de 2022.
Os Marianenses, Andreia Donadon e José Benedito representarão o Brasil.
Ensaio: "Paulo Freire e a prática da liberdade." Páginas: 67 a 81

******************************


Sobre a Revista Araucaria

Por 12 anos Araucaria de Chile foi, senão a mais importante, uma das principais fontes de criação, debate e difusão de ideias da cultura chilena no exílio, ao mesmo tempo em que deu uma imensa contribuição na luta pela recuperação das liberdades democráticas e pela o fim do obscurantismo cultural e social em que nosso país estava submerso. Alguns dos mais importantes nomes de intelectuais e letras, tanto chilenos quanto de outros cantos da América Latina, desfilaram por suas páginas, tornando esta revista não apenas uma das experiências editoriais mais interessantes no exílio, mas também uma das mais bem-sucedidas. revistas culturais de todos os tempos.

*****************************


Livro: Hebe Maria Rôla Santos - homenagem aos seus 90 anos

ABRAAI-Mariana e Colégio Flecha lançam livro em homenagem aos 90 anos da Profa. Hebe


Clique na capa e leia o livro

Abra o livro e boa leitura!
Editado pela Aldrava Letras e Artes

 

 



Ex-AldraviLIBRIS

Galeria de Livros de Aldravias publicados


***** **** *****