InBrasCI
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais
CNPJ: 09.225.702/0001-48


Clique na imagem e veja posse da representação de Minas Gerais,
parcerias e açoes do InBrasCi-MG

InBRasCI-MG promove Bienal no Mediterrâneo

“1ª BIENAL DO MEDITERRÂNEO”
INSTITUTO BRASILEIRO DE CULTURAS INTERNACIONAIS
MINAS GERAIS
EDITAL 2013

A 1ª Bienal do Mediterrâneo 2013 do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais – InBrasCI-MG foi idealizada como projeto itinerante e terá inicio em Lisboa, cidade da bacia do Mediterrâneo, integrando as atividades comemorativas do Ano do Brasil em Portugal.
É um projeto inovador em nível organizacional, pois uniu governos nacionais, municipais e associações sem fins lucrativos, para realização de importante exposição internacional no ano de 2013; e transdisciplinar, que junta trabalhos em diversas expressões artísticas, como pintura, desenho, colagem, gravura, fotografia, escultura e literatura.
A 1ª Bienal do Mediterrâneo 2013 do InBrasCI-MG visa, também, promover a valorização do patrimônio artístico de cada região participante, colocando-a, ao mesmo tempo, em um panorama nacional e internacional que favoreça o intercâmbio de ideias nas diversas áreas relativas às artes, difundindo valores, hábitos e costumes que definem a maneira de ser e de agir característicos do grupo social ao qual artistas e escritores pertencem e que, também, são intérpretes da consciência coletiva da nossa época.
Dessa forma, a 1ª Bienal do Mediterrâneo 2013 atuará como instrumento de educação, inserção cultural e social, estimulando a produção e o consumo de bens culturais, além de importante catalisador da economia criativa e símbolo da contemporaneidade.
Elegemos o Convento dos Cardaes, Rua do Século, 123 - 1200-434, Lisboa para sediar de 09 a 20 de abril de 2013 a 1ª Bienal, porque é uma das poucas estruturas prépombalinas existentes que mantém a originalidade dos conventos barrocos do século XVII. Mistura a talha dourada, pinturas, azulejos e mármore.
Possui raro acervo de arte sacra, conservado ao longo dos séculos pelas irmãs Dominicanas que habitam a edificação. A história deste Convento é ainda mais rica com a atitude iniciada no século XIX - o acolhimento de cegas e senhoras com multideficiência.
O valor cobrado para sediar exposições e o ingresso para a visita guiada são maneiras de angariar fundos para a restauração das suas várias obras de arte e manter as despesas do Convento. Em seguida a Bienal irá para Mourão, Distrito de Évora, Portugal, e será na Galeria Municipal, Rua Doutor Joaquim José Vasconcelos Gusmão de 27 de abril a 27 de maio de 2013.
De Mourão ela seguirá para a terceira e última etapa em Portugal, em Campinho, Reguengos de Monsaraz, Distrito de Évora. Lá, a Bienal estará exposta à visitação pública no Espaço Cultural, Rua do Guadiana, 22 de 01 a 30 de junho de 2013. Campinho é sede de uma das Subdivisões administrativa do Conselho de Reguengos de Monsaraz. É uma das Aldeias Ribeirinhas do Grande Lago do Alqueva, maior lago artificial da Europa. O turismo está em crescimento, sendo palco de muitos eventos culturais, náuticos e aeronáuticos.
1. Das Inscrições
1.1 A inscrição para 1ª Bienal do Mediterrâneo do InBrasCI MG está aberta a artistas e escritores brasileiros e estrangeiros e será aceita até 28 de fevereiro de 2013 em formulário próprio, disponibilizado também por um dos Curadores.
1.2 Cada artista poderá fazer a inscrição apresentando dossiê contendo: ficha de inscrição preenchida, imagem de no mínimo 5(cinco) e no máximo 10(dez) obras.
1.3 Cada escritor poderá fazer a inscrição apresentando dossiê que deverá conter imagem da imagem da capa referência bibliográfica e resenha do livro que será lançado.
1.4 A assinatura da Ficha de Inscrição implica em declaração de autoria do proponente com relação à obra apresentada, sendo de responsabilidade exclusiva do proponente a veracidade da declaração de autoria da obra exposta.
1.5 A inscrição poderá ser enviada pelo correio ou por e-mail.
1.5.1 A inscrição postada em correio ou feita pessoalmente, os documentos do dossiê deverão estar impressos e entregues em endereço previamente combinado.
1.5.2 A inscrição realizada por e-mail, os documentos do dossiê deverão ser enviados 1.5.2.1 Contatos do Corpo de Curadores
Brasil Belo Horizonte:
Nilze Monteiro
Tel 31 3291 0297 Cel 31 9976 8685 nilzemonteiro@globo.com,
Cris Montheiro
Cel 31 9984 0584
Mariana: Andréia Donadon Leal.
Tel 31 3558 1436 Cel 31 8893 3779 deialeal@jornalaldrava.com.br
Rio de Janeiro: Vera Hermano - UniRioTel 21 3119 2229 Cel 21 9916 6802 verahermano@hotmail.com
New York: Antonio Oliveira Filho Cel 1 3478311303 antonio.nyc@hotmail.com
Portugal: Tavares ManuellCel 351 968 050 410 tavaresmanuell@hotmail.com
1.6 Só será aceita inscrição efetuada até o dia 28 de fevereiro.
1.7 A confirmação da seleção do artista/escritor será em até 24 horas após o envio do dossiê.
1.8 O artista selecionado deverá entregar a sua obra previamente selecionada nas medidas máxima de 100 x 100 cm, obra bidimensional e 50x30x30cm, nas tridimensionais até o dia 20 de março de 2013, no Convento dos Cardaes, Rua do Século, 123. 1200-436, Lisboa
1.9 O escritor selecionado deverá entregar sua obra literária até o dia 20 de março de 2013, no Convento dos Cardaes, Rua do Século, 123. 1200-436, Lisboa.
2 Da Montagem
A montagem da exposição será de responsabilidade da Comissão Técnica e caberá a ela, exclusivamente, a organização do espaço artístico. Não será permitida a presença de artistas durante a montagem.
3 Das Premiações
3.1 Em Lisboa, o vernissage e a entrega da premiação acontecerão dia 09 de abril às 14hs e 30 min. no Convento dos Cardaes, Rua do Século, 123 e ficará aberta para visitação até 20 de abril de 2013, das 14 h e 30 min. às 17h e 30 min.
3.2 Todos os participantes receberão Diploma de Mérito Artístico do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais.
3.3 A comissão julgadora vai eleger os melhores trabalhos da Bienal (Artístico e Literário) que serão avaliados seguindo os critérios:
3.3.1 Criatividade e inovação do trabalho-originalidade do texto e da obra de arte (Artes e Literatura) qualidade literária e artística da obra (Artes e Literatura)
3.3.2 Composição, isto é, colocação ou distribuição dos elementos como: linhas, tons, cor, luz, sombras, etc. (Artes).
3.3.3 Contextualização da obra de arte. (Artes e Literatura)
3.4 Respeito pelas datas pré-estabelecidas;
3.5 Apresentação completa da documentação solicitada.
3.6 Do 1º ao 3º lugar serão outorgadas com Medalhas e Diplomas de Mérito Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais.
3.7 Do 4º ao 10º lugar receberão, também, menções honrosas: Medalhas de Prata e Diplomas de Mérito Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais de Minas Gerais.
4 Da Divulgação
Divulgação do evento em mídia impressa e eletrônica, a critério da organização. Os candidatos selecionados farão parte de blogs e jornais etc.; Serão produzidos, sem custo para os artistas, convites impressos 4/1 colorido, formato 15 X 9 cm, em papel couchê 300gr, acabamento plastificado
com brilho na frente. Cada artista receberá 05 convites. Será produzido, ainda, catálogo virtual para divulgação na net.
5 Da Taxa de Inscrição
Será cobrada uma taxa de inscrição para participação nas 3(três) exposições internacionais no valor de $200(duzentos dólares) e poderá ser paga em duas vezes com dois cheques no valor do cambio do dia.
O pagamento à vista tem desconto de 5%, e deve ser depositado na Caixa Econômica Federal agência 0821, conta corrente 2279-0.
O comprovante de pagamento deve ser enviado por e-mail até 28 de fevereiro de 2013.
O pagamento em moeda estrangeira, também, terá desconto de 5% e deverá ser entregue no endereço previamente combinado.
6. Das Considerações gerais
6.1 O ato de inscrição implica automaticamente que o artista/escritor aceita as normas deste edital.
6.2 O trabalho apresentado só poderá ser comercializado diretamente com o artista /o escritor.
6.3 A obra não poderá ser retirada antes do término do encerramento das exposições.
6.4 Todos os procedimentos e custos referentes ao envio e devolução da obra são de inteira responsabilidade do artista.
6.5 A 1ª Bienal do Mediterrâneo do InBrasCI MG não se responsabiliza por quaisquer danos causados à obra por intempéries ou manipulação indevida por visitante.
6.6 Os artistas licenciam, automaticamente, seus direitos autorais à 1ª Bienal do Mediterrâneo do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais para reprodução das obras com fins de divulgação em material impresso, eletrônico e na Imprensa.
6.7 As decisões da Comissão Curadora serão irretratáveis e irrecorríveis, sendo os casos omissos decididos por ela.
6.8 Os artistas e os autores selecionados residentes fora de Portugal são totalmente responsáveis por seu transporte, sua estada e alimentação, por ocasião da 1ª Bienal do Mediterrâneo, que se isenta de qualquer responsabilidade sobre essas despesas.

** ** ** **

QUADRO DOS MEMBROS DO INBRASCI-MG

Diretoria para o triênio - 2012-2013-2014
Governadora: Andreia Donadon Leal
Vice-Governador: Gabriel José Bicalho
Secretário-Geral: José Benedito Donadon Leal
Diretor Financeiro: José Sebastião Ferreira
Diretora Cultural: Maria Goretti de Freitas
Diretora Cultural: Nilze Monteiro
Chanceler da Medalha "Mulher de Minas": Angela Togeiro Ferreira

DIRETORIAS REGIONAIS
Marilia Siqueira Lacerda – Vale do Aço – MG
Clevane Pessoa – Belo Horizonte – MG
Cecy Barbosa Campos - Juiz de Fora - MG

QUADRO DOS MEMBROS DO INBRASCI-MG

MEMBROS FUNDADORES EFETIVOS

Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Gabriel José Bicalho
José Benedito Donadon Leal
José Sebastião Ferreira
Marilia Siqueira Lacerda
Clevane Pessoa

MEMBROS EFETIVOS
01- Prof. Dr.José Luiz Foureaux S. Júnior – Belo Horizonte – MG
02- Neirismar Antunes Pereira - Montes Claros – MG
03- Angela Togeiro – Belo Horizonte – MG
04- Marilene Vieira Monteiro de Castro –Ipatinga – MG
05- Hebe Maria Rôla Santos –Mariana – MG
06- Sebastião Fonseca e Silva – Santa Bárbara – MG
07- Miriam Stella Blonski -São Gonçalo do Rio Abaixo - MG

08- Alessandra Leles Rocha – Uberlândia – MG
09- Nilze Monteiro - Belo Horizonte - MG
10- Amélia Marcionila Raposo da Luz - Pirapetinga - MG
11- Maria Goretti de Freitas - Ipatinga - MG
12- Cecy Barbosa Campos - Juiz de Fora - MG

MEMBROS CORRESPONDENTES
01- Luiz Carlos Rezende Linhares – Brasília - DF
02- Dario Borin - EUA
03- Malu Mourão - Ceará

MEMBROS HONORÁRIOS
01- Viko Uai Gomide – Santa Bárbara – MG
02- Cônego João Francisco Ribeiro – Mariana – MG
03- Camaleão – Mariana – MG
04- Nivaldo Rezende – Ipatinga – MG



** **

InBrasCI-MG faz cerimônia de Reconhecimento com a Academia de Letras do Brasil - Mariana

InBrasCI vai a São Paulo e outorga reconhecimentos de mérito
Academia Brasileira de Arte, Cultura e História - ABACH

Reconhecimento de Mérito a Débora Novaes de Castro e seu Projeto TodaPoesia - 2008

FEMUP de Paranavaí-PR recebeu prêmio de reconhecimento do InBrasCI
A entrega do Diploma de Mérito InBrasCI ocorreu em 14/11/2008.


Clique na imagem para ver tudo sobre a premiação

Evento da RD-InBrasCI-MG e a Aldrava Letras e Artes em Belo Horizonte com lançamento de livro e homenagens a promotores culturais.

InBRasCI outorga Diplomas de Mérito Cultural a Dário Borim Júnior

InBRasCI e Jornal Aldrava Cultural outorgam Diplomas de Mérito Cultural a
Dinorá Couto Cançado

Cordelista Gustavo Dourado e Jornalista Luiz Carlos Rezende Linhares
recebem Medalha InBrasCI-MG em Brasília

Santa-barbarenses são homenageados pelo InBrasCI-MG

 

INBRASCI-MG reconhece 20 anos de atuação da Pinacoteca da UFV e relevância do trabalho de Sandra Maria Galhardo na promoção da cultura em Minas Gerais.

Hebe Rôla recebe Comenda Irmã Dulce
Personalidade Feminina Brasileira de 2007
InBrasCI - sede nacional
Rio de Janeiro - 04 de abril de 2008


Clique na imagem

 

InBrasCI-MG homenageia escritora são-gonçalense de 93 anos


Clique e confira

Mhário Lincoln visita a sede do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro.


Elson Burity, Mhário Lincoln, Elvandro Burity e o Grão-Mestre Eduardo Gomes de Souza

 

O Jornalísta Mhário Lincoln (http://www.mhariolincoln.jor.br), parceiro e amigo do Jornal Aldrava, tendo o Templo do Grande Oriente do Rio de Janeiro como cenário magnífico e indescritível recebeu algumas homenagens. Palavras do homenageado:
"Deixaram marcas profundas de amizade e amor ao próximo, ratificando a lealdade, a igualdade e a fraternidade. Primeiro, pelas mãos do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Meio Ambiente, fundada a 14 de maio de 2001, ligada à Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro e tendo como lema propagar a cultura e a boa qualidade de vida no Planeta Terra, presidido por NILZA PINHEIRO DE ATHAYDE LIEH que atendeu solicitação do articulista deste Portal, ELVANDRO DE AZEVEDO BURITY.
Segundo, pelas mãos do Grão Mestre do Grande Oriente/RJ que concedeu a mim, uma das mais importantes Comendas do GOERJ, a MEDALHA DE INSTALAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ato assinado pelo Grão-Mestre EDUARDO GOMES DE SOUZA, pelo Secretário Estadual de Administração e Patrimônio MANOEL PEIXOTO BARBOSA e pelo Secretário Estadual de Guarda de Selos EDSON TAVARES BANDEIRA DE MELLO.
Minha esposa Vera Lincoln também foi homenageada com a MEDALHA DE RECOMPENSA À MULHER (há mais de 100 anos a Maçonaria Mundial acatou a idéia de Lojas Mistas. Inclusive, uma delas, aqui no Rio, é presidida por uma mulher, Yara Vargas, também presidente da Academia Guanabarina de Letras).
Confesso que senti uma das grandes emoções de minha vida profissional. Ao entrar no Templo - relicário da verdadeira história do Brasil, desde a época da vinda da família real e que transformou a capital carioca numa metrópole - me deparei com grandes obras de arte autênticas, tombadas pelo Patrimônio Histórico da União, esculturas, sinais, escadas em madeira, mármore, arquitetura pertinente, imagens da família real, de grãos-mestres e de maçons, membros das inúmeras lojas que lá funcionam - me senti como se numa viagem imaginária à época da monarquia.
Mas existe toda uma história nesse ínterim. É sabido que só em 16 de setembro de 1978, é fundado o Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, e por Ato do Soberano Ir. Osires Teixeira. Por isso, fui à net e recuperei importante artigo histórico sobre a fundação do GOERJ, assinado pelo meu amigo e cedente da Medalha (25 anos), EDUARDO GOMES DE SOUSA, que poderá ser lido na íntegra, abaixo, depois das fotos.
Fora, após ultrapassar os umbrais do Templo, a Lapa, outra visão histórica que se mistura ao "mundano", à poesia, à música e à boemia autêntica do centro do Rio. Os arcos, os barzinhos, os artistas de rua, os cantores da noite. Tudo num mix com a cara do Rio de Janeiro. Desta feita, já de carona com Elson Burity (ex-Capitão dos Portos do Maranhão, hoje no Tribunal Marítimo) fui reviver os bons tempos da TV Tupi na Urca, depois de uma rápida passagem pelo Cristo Redentor e pela casa do cantor Roberto Carlos. Também conheci o Iate Clube do Rio de Janeiro. Imenso. O aterro do Flamengo, a antiga sede do Botafogo e tantas outras marcas históricas da cidade redentora.
Durante o trajeto ia me lembrando dos abraços que recebi dessa gente tão meiga, tão sincera e tão alegre. Abraços com sentimentalismo e emoção, como o de AILDO CAROLINO (Secretário-Chefe de Gabinete do GOERJ), de YARA VARGAS (essa mulher inteligente e maravilhosamente simpática, presidente da Academia Guanabarina de Letras), de DAISE BURITY, esposa de meu anfitrião carioca Elvandro, do meu "xará" MÁRIO (foi com Yara), de ROBERTO PUMAR SILVEIRA, da Ordem do Mérito Pumart, do próprio ELSON BURITY, que nos locomovia naquele instante, MANOEL PEIXOTO BARBOSA, Secretário de Adm. e Patrimônio, e de NILZA PINHEIRO DE ATHAYDE LIEH - mulher dinâmica, presidente da Academia Brasileira do Meio Ambiente, cuja inteligência e respeito lhe são simbolos de pertinencia.
A verdade é que eu e minha família nos sentimos verdadeiros monarcas, diante de tanta amabilidade e carinho. Basta que todos vejam as fotos tiradas no evento que ocorreu ontem, 31 de janeiro, no Tempo do Goerj, neste começo de 2008.
Obrigado a todos. "
(Mhário Lincoln)


Mhário Lincoln recebe "Medalha do Mérito Ambiental
Francisco Nobre" das mãos de Mariana Lincoln


O Grão-Mestre Eduardo lê o decreto de Outorga da Medalha de Instalação do
GOERJ e emociona Mhário Lincoln

Matéria publicada in:
http://www.mhariolincoln.jor.br/

Veja programação cultural
Clique na imagem abaixo

Camaleão recebe medalha e diploma de honra ao mérito do InBrasCI - MG
Clique na imagem abaixo


Cinema de Santa Bárbara, restaurado
é reaberto

Diploma e Medalha de Mérito Cultural concedidos a Celso Cota Neto
pelo InBrasCi - Sede Rio de Janeiro em 29/10/2007
foram entregues pela Governadoria de Minas Gerais

Entrega de Diploma e Medalha de Mérito Cultural
ao Alfaiate Benjamin Gomes de Carvalho
marcada pela emoção


Veja na agenda InBrasCI

Veja agenda InBrasCI - Minas Gerais

Cartas e comentários


Clevane Pessoa recebe homenagens


Dados Históricos do InBRasCI-MG

MEMBROS FUNDADORES EFETIVOS
PRIMEIRA DIRETORIA INBRASCI-MG


Governadora: Andreia Aparecida Silva Donadon Leal
Vice-Governador: Gabriel José Bicalho
Secretário-Geral: José Benedito Donadon Leal
Diretor Financeiro: José Sebastião Ferreira

DIRETORIAS REGIONAIS
Marília Siqueira Lacerda – Vale do Aço – MG
Clevane Pessoa – Belo Horizonte – MG

MEMBROS EFETIVOS
01- Prof. Dr.José Luiz Foureaux S. Júnior – Belo Horizonte – MG
02- Neirismar Antunes Pereira - Montes Claros – MG
03- Angela Togeiro – Belo Horizonte – MG
04- Marilene Vieira Monteiro de Castro – Ipatinga – MG
05- Hebe Maria Rôla Santos – Mariana – MG
06- Sebastião Fonseca e Silva – Santa Bárbara – MG
07- Alessandra Leles Rocha – Uberlândia – MG

MEMBROS CORRESPONDENTES
01- Luiz Carlos Rezende Linhares – Brasília - DF
02- Dario Borin - EUA
03- Malu Mourão - Ceará

MEMBROS HONORÁRIOS
01- Viko Uai Gomide – Santa Bárbara – MG
02- Cônego João Francisco Ribeiro – Mariana – MG
03- Camaleão – Mariana – MG
04- Nivaldo Rezende – Ipatinga – MG

ENTIDADES BENEMÉRITAS
01- Site Arte & Sociedade – Cláudia Fernandes
02- Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores – AVSPE