O que foi notícia em 2016

O que foi notícia em 2017, 2018 e 2019

O que foi notícia em 2020

Grande lançamento:
Box: Abra a História da Gaveta do patrimônio Imaterial de Mariana


Entrega oficial ao Executivo Municipal - em 14 de outubro de 2021

ACADEMIA MARIANENSE DE LETRAS ENTREGA O BOX ‘Abra a gaveta da história do Patrimônio Imaterial de Mariana’

No dia 14 de outubro  de 2021, a Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, representada pela professora Hebe Rôla, J.B.Donadon-Leal e Andreia Donadon Leal, entregou ao executivo municipal através do prefeito, Juliano Duarte, e a Secretaria de Cultura, representada por Andréa Umbelino, o box “ABRA A HISTÓRIA DA GAVETA DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE MARIANA”, contendo 5 livros. No dia 19 de outubro, às 15h, na 10ª Semana de Arte Aldravista, foi o grande lançamento na Casa de Cultura de Mariana.
O Box “ABRA A HISTÓRIA DA GAVETA DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DE MARIANA” é o resultado da parceria entre a Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras e a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer de Mariana, com publicação do box gaveta, contendo os livros: Procissão das Almas (Organização: Hebe Rôla);  A poesia Marianense - Apontamentos (Organização: Andreia e J.B.Donadon-Leal);  Contos e Crônicas Marianenses (Organização: Andreia Donadon Leal); Bordados (Organização: Movimento Renovador de Mariana) e História da Casa de Cultura de Mariana (Organização Geral: J.B.Donadon-Leal – Colaboração: Rafael Arcanjo e Raimunda dos Anjos). A Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, primeira casa de cultura de Minas Gerais, trabalha ao longo de cinquenta e nove anos, com atividades culturais, literárias e artísticas, como um de seus objetivos centrais o de preservar e recontar a história do Patrimônio Imaterial de Mariana, transmitindo o legado cultural de comunidades e diversos grupos, de geração a geração. A coletânea foi elaborada pelos membros efetivos da Casa de Cultura: Andreia Donadon Leal, Hebe Rôla, J.B.Donadon-Leal, Vera Joly, Rafael Arcanjo e Raimunda dos Anjos. O box gaveta apresenta um número de textos, fotos e curiosidades na forma de uma coleção que, facilitará a interação, a compreensão e o interesse de diversos públicos, especialmente, estudantes das redes públicas e particulares de ensino, turistas (dentre outros), sobre a história do Patrimônio Imaterial da cidade. Ao utilizar o box gaveta, com livros separados por temáticas, o estudo sobre o Patrimônio Imaterial da cidade, será mais efetivo, real, criativo e pontual. O aluno terá seu referencial cultural e de identidade identificado, ao perceber que é ao redor de si que está o patrimônio que recebeu de herança de quem viveu antes dele, portanto, cabe a ele, valorizar, preservar e transmitir esses saberes. Boa leitura!

Hebe Rôla: Presidente da Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras
Andreia Donadon Leal – Coordenadora-Geral


Lançamento na Casa de Cultura de Mariana, em 19 de outubro de 2021


Lançamento na Casa de Cultura de Mariana, em 19 de outubro de 2021


Lançamento na Casa de Cultura de Mariana, em 19 de outubro de 2021

 

Lançamento da Aldrava Letras e Artes, ALACIB e Casa de Cultura - Academia Marianense de Letras

Hebe Rôla - 90 anos de vida - 75 anos dedicados à educação e à cultura marianense
organizado por Andreia Donadon Leal

Esta publicação, embora singela, é uma sincera homenagem da Casa de Cultura – Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB-MARIANA), da Aldrava Letras e Artes, da Academia Brasileira de Autores Aldravianistas – Infantojuvenil, da Academia Marianense Infantojuvenil de Letras, Ciências e Artes e da Universidade Federal de Ouro Preto à sua louvável trajetória profissional, artística, literária e de pessoa que prestou assistência à sociedade desmedidamente. Parabéns por esta data natalícia, e desejos de muitos anos de vida!


Abra o livro e boa leitura!

Editado pela Aldrava Letras e Artes

Pedidos: para Andreia Donadon pelo email: deialeal@jornalaldrava.com.br
Preço: R$ 25,00

  21º Ano do Movimento Aldravista 

J.B. Donadon lança o álbum
fonte da esperança

J. B. Donadon lança o álbum fonte da esperança, com 07 canções populares, composições suas, com produção musical, arranjos e instrumentação de Marthine Gomes, gravadas no estúdio MGS, em Barão de Cocais, em novembro de 2020. As músicas estão disponíveis na plataforma YouTube. Foto da capa: Foto Íris, Maringa, PR - JB Donadon em 1977.
Clique abaixo, nos títulos das músicas, para ouvi-las:
cidade arraiá (marcha junina) voz: JB Donadon; sanfona: Jacinir Fiori
faces de deus (guarânia) voz: JB Donadon; sanfona: Jacinir Fiori
abandonado (guarânia) sanfona: voz: JB Donadon; Jacinir Fiori, violão Diego Romão
jardim do amor (guarânia) voz e contrabaixo: JB Donadon; segunda voz: Diego Romão; violões: Altair Grossi
Lama (samba) voz e contrabaixo: JB Donadon; violão: Diego Romão
pinho companheiro (baião) vozes: JB Donadon e Ruth Rienzen; violão: Diego Romão
fonte da esperança (baião) voz, violão e contrabaixo: JB Donadon; piano: Marthine Gomes

 

Lançamento do livo
Cronistas da Quarentena

(...) Não sou um dos autores, apenas apresento essa plêiade de sujeitos que expressam seus pontos de vista, suas dúvidas e angústias, suas experiências, suas elucubrações. Este, o real teor dos textos de natureza cronística do volume. Esta natureza se revela na cotidianidade temática, na atualidade dos argumentos, no fato de serem resultado de registro do fato histórico que transcorre e impacta a experiência existencial de cada um dos autores aqui reunidos, suas opiniões. De fato, este meu prefácio não dá explicações, mas apenas sobrevoa os textos do conjunto apontando-lhes, em grupo, os traços peculiares de que se constituem. O motivo da reunião é plausível e oportuno, como sou acontecer a seus similares nas crônicas tout court. Não há “objetivos”, a não ser que se considere a expressão individual de determinado tema como tal. Penso que se pode ler assim a presente coletânea. E isso é tudo. Está feito o prefácio, ainda que persista a dúvida sobre o seu agrado generalizado. Este também não pode ser sua motivação. De fato, a única justificativa para tanto é a apresentação de textos que valem a pena ser lidos, como estão, em sua natureza explícita. Só isso, a meu ver, já vale muito a pena. O convite (implícito) está feito! 
Prefácio de José Luiz Foureaux de Souza Júnior  (Pós-doutor em Literatura, Professor aposentado da UFOP) - Contagem-MG, Primavera, 2021

Autores
Agnes Nagashima
Ana Quintanilha 
Andreia Donadon Leal
Cecy Barbosa Campos
Claydes Araújo
Claudia Lundgren
Cyroba Cecy Braga de Oliveira Ritzmann
Dóris Araújo
Giseli Barros
Goretti de Freitas
Jamylle Mol
João Gimenez
Joseani Netto
Jô Drumond
José Ignacio Ribeiro Marinho
Magna Campos
Márcio Castilho
Maria Beatriz Del Peloso Ramos
Maria Cláudia Bachion Ceribeli
Regina Coeli Nunes
René Dentz
Roseana Murray
Sylvia Mercadante
Tauã Lima Verdan Rangel
Vilma Cunha Duarte
Zaíra Melillo Martins

ESCRITORA ALDRAVISTA publica livro de crônicas sobre a Pandemia



Andreia Donadon Leal, Presidente da ALACIB, membro da Academia Marianense de Letras, da AMULMIG e escritora do Movimento de Arte Aldravista, foi premiada no Edital de Publicações Literárias do Estado de Minas Gerais, para edição do livro: IMPRESSÕES SOBRE A PANDEMIA, crônicas, 128 páginas, editora Aldrava Letras e Artes, 1000 exemplares. O projeto prevê, também, lançamentos em bibliotecas de Mariana e Academias de Letras, além de promoção de lançamentos e aulas virtuais sobre a história da crônica da autora com alunos universitários, da Rede de Ensino Pública e Particular. O primeiro convite para lançamento e conferência partiu do Presidente da Academia Carioca de Letras, Dr. Cláudio Leal. Alguns dos textos foram publicados no Jornal Estado de Minas, Linguagem Viva, Jornal O Povo, O Tempo, ABN-NEWS, Panfletu's, Agência Primaz de Comunicação e Portal Cidade de Mariana. As crônicas retratam o cotidiano, com pinceladas generosas de poeticidade e críticas veladas sobre ações políticas; dúvidas, angústias, experiências e elucubrações sobre a pandemia e assuntos do cotidiano. O livro é dedicado às vítimas da COVID-19, aos profissionais da saúde e em memória de Maria Aparecida Ferreira Silva, do médico e escritor, Dr. Gilberto Madeira. A obra é apresentada pelo professor universitário aposentado da UFOP, Doutor José Luiz Foureaux de Souza Júnior; prefácio do Presidente da Academia Mineira de Letras, Doutor Rogério Faria Tavares e do marianense, Danilo Gomes (membro da Academia Marianense de Letras e da Academia Mineira). Para o professor aposentado da UFOP, Doutor José Luiz Foureaux de Souza Júnior: " as linhas dos textos de Andreia evoluem, de maneira natural - ora em corredeiras, ora na calmaria. Ao fim e ao cabo, a contundência assertiva da palavra da autora é por demais consistente, sem margem para engano: uma sensibilidade aguda, a mirar, com olho de lince, uma realidade adversa e, talvez por isso enriquecedora. Do ponto de vista da escrita, o enriquecimento é inegável". Indicado para jornalistas, universitários, estudantes, jovens e adultos que desejam ler situações experenciadas ou não, numa ótica de textos literários extraídos do cotidiano. Andreia Donadon Leal mora na cidade de Mariana há 20 anos; cidadã honorária especial da Primaz de Minas; Graduada em Letras pela UFOP, Mestre em Literatura pela UFV, Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação e Arte-terapeuta; autora de 18 livros; venceu concursos nacionais e internacionais. Uma das criadoras da aldravia (forma de poesia minimalista) tema de dissertações de mestrado e teses de doutorado. O livro será publicado pela Editora Aldrava Letras/ patrocínio Lei Aldir Blanc - Governo de Minas-SECULT-MG.


Conheça a Quinta
nova criação poética nascida em Mariana

Outubro de 2020
20 Anos do Movimento Aldravista

Andreia Donadon Leal toma posse na Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes
Clique aqui e leia discurso de louvação ao patrono: Alphonsus de Guimaraens Filho



Posse de Andreia Donadon Leal na AML em 30 de novembro de 2019

Ex-AldraviLIBRIS

Galeria de Livros de Aldravias publicados


***** **** *****